Artigos / Eduardo Gomes

11/01/24 às 21:57 / Atualizado: 11/01/24 às 22:13

Júlio Campos quase presidiu o Brasil

Em 1989 Fernando Collor era um traço na pesquisa de intenção de voto para presidente e estranho nacionalmente. Além disso, não encontrava um vice para compor sua chapa. Seu grupo sugeriu um nome mato-grossense, pois à época Mato Grosso era o Eldorado brasileiro que se abria ao cultivo mecanizado e onde da noite para o dia brotavam novas cidades, o que poderia chamar a atenção para a dobradinha em busca do poder. Collor refletiu e aceitou, principalmente porque o sugerido era amigo e compadre de Paulo Maluf e isso poderia levá-lo a apoiá-lo em São Paulo, que concentra o maior eleitorado brasileiro.

Paulo Maluf é compadre de Júlio Campos. O casal Maluf batizou Sílvia, filha de Júlio Campos e da professora Isabel Campos. O nome da afilhada foi escolhido pelo padrinho para homenagear sua xará e madrinha.

Collor procurou Júlio Campos, mas não o convenceu. Júlio Campos não aceitou o desafio de trocar uma candidatura praticamente vitoriosa ao Senado em 1990, num projeto com seu irmão Jayme Campos ao governo, para se aventurar com o jovem governador alagoano.

Mesmo dizendo “não” Júlio Campos achou simpático o projeto de Collor e sugeriu que ele escolhesse a deputada federal constituinte pelo Distrito Federal, Márcia Kubitschek, filha de Juscelino Kubitschek e mineira, o que poderia abrir as portas de Minas Gerais para Collor. Márcia era colega de Júlio Campos na bancada constituinte da Câmara dos Deputados, que juntamente com o Senado elaborou Constituição da República Federativa do Brasil em vigor.

Júlio Campos e Collor foram à casa de Márcia, que estava depressiva com problemas conjugais e descartou o convite. Dona Sara Kubitschek, mãe da deputada, estava presente, participou da conversa e pediu que em nome da presença mineira na chapa o escolhido fosse o senador Itamar Franco, que foi amigo e correligionário de seu marido. Dona Sara era política, muito politizada e tratou de aproximar Collor de Itamar.

A chapa Collor e Itamar foi eleita, batendo Lula da Silva com o vice José Paulo Bisol (PSB) no segundo turno, depois de atropelar no primeiro turno grandes nomes da política nacional.

Em Mato Grosso, Júlio Campos e Jayme Campos ganharam de barbada e pela primeira vez no Brasil um casal – Dona Amália e seo Fiote - viu dois de seus filhos serem eleitos no mesmo pleito, senador e governador pelo mesmo Estado.

Em 29 de dezembro de 1992 Collor sofreu impeachment e Itamar Franco assumiu a Presidência. Se ao invés do “não” Júlio Campos dissesse “sim”, ele seria presidente da República a exemplo do cuiabano marechal Eurico Gaspar Dutra, que assumiu o governo brasileiro em 1946, permanecendo no cargo até 1951.
Eduardo Gomes

Eduardo Gomes

Eduardo Gomes é jornalista e escritor
.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet