Artigos / Nilton Moreira

08/02/24 às 17:40

Vacina chegando

        Que maravilha! Já temos vacina para evitar dengue! Sempre recebemos da Divindade o socorro que vem através de conquistas da ciência. Esse tipo de mal atinge gravemente nosso Brasil há muito tempo, inclusive ceifando a vida de muitas pessoas.

      Resolve-se a situação com remédio, mas não conseguimos resolver as fontes dos problemas, que não são de hoje!

      Desde muitos anos a gente convive com mosquitos, e quem lucra bastante com isso são as empresas que produzem venenos para matança desses insetos. Sempre foi comum picadas de mosquitos, principalmente à noite, mas o aedes aegypti prefere picar pela manhã e à tardinha, isso no momento que a temperatura fica mais fresca, mas não quer dizer que não se alimente também a noite se passarmos por perto dos vários criadouros existentes.

      A dengue é doença também antiga, mas aqui no Brasil ela sobrevive aos tempos em razão principalmente da falta higiene, pois temos o hábito de manter locais com água parada em vasos com plantas, sem limpeza regular, caixas d’água tampadas precariamente, e tantas outras atitudes que só atrapalham, mas o crucial é o acúmulo de lixo, onde ficam a céu aberto vasilhas de plásticos, garrafas, principalmente nos chamados “lixões” espalhados por várias regiões.

      Ainda existem cidades cujos prefeitos não tomaram a decisão de ter coleta seletiva, e nas licitações permitem que sejam recolhidos os resíduos sólidos em caminhões compactadores, que depois da coleta, não se procede a triagem alguma, indo os resíduos cair em vala comum!

      Também devemos considerar que esgotos pluviais não funcionam adequadamente, ou inexistem, ficando águas paradas nos córregos e até nas esquinas das ruas por falta de galerias!

      Enquanto o poder público não liderar questões que minimizem a proliferação do mosquito, teremos de estar em constante vacinação, e sempre esperando que a Divindade nos socorra através da ciência.
Nilton Moreira

Nilton Moreira

 Nilton Moreira é Inspetor de Polícia no Estado do Rio Grande do Sul, natural de Pelotas, formado na Academia de Polícia Civil, palestrante, divulgador e estudioso da Doutrina Kardecista,e-mail cristaldafonte@gmail.com Facebook Inspetor Nilton Moreira.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet