“Ora et labora et legere” (Reze, trabalhe e estude), este é o que propunha São Bento de Núrsia (480 – 547 DC), formando um tripé, um triângulo da ordem dos Beneditinos, onde trabalho significa todas as formas de açao e não apenas trabalho manual, tendo o estudo como suporte intelectual e espiritual para o agir.
Bom dia amigas e amigos, estamos na antevespera da SEMANA LAUDATO SI e também a SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS, unidade tanto na oração quanto nas ações em defesa do planeta, pela plenitude dos direitos humanos, da Justiça Social e também pelo direito das próximas gerações viverem em um mundo sustentável, de solidariedade e equidade.
Nunca foi tão necessária a unidade dos cristãos quanto o aprofundamento do diálogo inter-religioso, não apenas como uma demonstração de piedade religiosa, muitas vezes de uma maneira subjetivista, pessoal e alienada; mas principalmente despertarmos uma fé engajada na defesa do planeta, no cuidado com os pobres e excluidos e, também, na mobilização profética e luta contra as estruturas econômicas, políticas, sociais, culturais e religiosas que geram a pobreza, a discriminação, as injsutiças, todas as formas de violência, a degradação socioambiental e a herança nefasta que as atuais gerações irão deixar para quem chegará a este planeta no futuro, que nos pede socorro, urgente.
Iniciando neste próximo sabado, dia 16 até o domingo seguinte, dia 24 de Maio, entre os dia da Ascenção de Jesus e o Dia de Pentecostes, estaremos celebrando ONZE ANOS da publicacao desta Enciclica que, juntamente com duas outras Exortações Apostólicas do Papa Francisco: Querida Amazonia e Laudate Deum, mais os seus tres "Ts": Terra, Teto e Trabalho, completam as bases de seu magistério voltado a `a luta em defesa da ECOLOGIA INTEGRAL (Nossa Casa Comum), no cuidado e em defesa dos pobres e no combate `as causas estruturais que geram violência, miseria, pobreza, fome, discriminção e exclusão.
Em relação `a SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS, que faz parte do Movimento Ecumênico e, em certo sentido, também do DIÁLOGO INTER RELIGIOSO, no Brasil articulado pelo CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãos, tendo como Tema “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança” (cf. Efésios 4:4).
Oxala, nas mais de 48 arquidioceses e 217 dioceses, além de prelazias e eparquias, e, principalmente nas 12.600 paróquias e mais de 150 mil comunidades eclesiais da Igreja Católica, bem como milhares de templos das demais Igrejas que fazem parte do movimento ecumênico, pudessemos celebrar tanto a Unidade dos Cristãos quanto refletirmos e encontrarmos caminhos comuns em defesa da ecologia integral, despertando a consciência socioambiental e estimulando a mobilização profética voltada `a sustentabilidade e pudessemos ouvir “o gemido da terra” e também o grito dos pobres, excluídos e injustiçados.
Como cristãos não podemos deixar tudo isso “passar em branco”, afinal, OMISSÃO também é PECADO e, neste caso um PECADO ECOLÓGICO e PECADO SOCIAL.
Para o Papa Francisco, o cuidado com o meio ambiente “não é uma opção, mas uma obrigação moral e um imperativo de fé para todos os cristãos” e, para o Papa Leão XIV, em sua visita ao Borgo Laudato si, em 9 de julho de 2025, pediu aos participantes da missa pelo Cuidado da Criação que rezassem “pela conversão de tantas pessoas, dentro e fora da Igreja, que ainda não reconhecem a urgência de cuidar da nossa casa comum. Inúmeros desastres naturais que ainda vemos no mundo quase todos os dias em muitos lugares e em muitos países, são, em parte, causados pelos excessos do ser humano, com o seu estilo de vida. Por isso, devemos perguntar-nos se nós mesmos, como cristãos e católicos, estamos a vivendo ou não essa conversão: quanto ela é necessária!”.
Este é o sentido e o significado da SEMANA LAUDATO SI e da SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS, um estímulo `as nossas preces, mas também e, proincipalmente, `as nossas ações sociotransformadoras.
Orar, rezar, estudar são importantes na vida pessoal, comunitária, coletiva, mas o agir é imprescidível para que as coisas aconeçam e a realidade mude de verdade!