Notícias / Turismo

25/06/22 às 19:43

Suspenso voo de jato para São Félix do Araguaia, rota de turismo

Eduardo Gomes

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Suspenso voo de jato para São Félix do Araguaia, rota de turismo

Sem manutenção, a pista do aeroporto de São Félix sofreu desgaste natural, nos últimos anos

Foto: Divulgação

Um dos principais roteiros turísticos do Brasil interior, São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste de Cuiabá) enfrenta um gargalo à véspera da temporada de praia, que acontece em julho e coincide com o período das águas baixas no Araguaia.

Pousos e decolagens de jatos em seu aeroporto estão proibidos por notificação do Notam, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Notam significa Notice to Airman e é uma mensagem que tem por finalidade divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas.

Como, por exemplo, a indisponibilidade de um determinado auxílio à navegação aérea, uma pista que esteja interditada, o fechamento de uma porção do espaço aéreo, etc.

Com essa suspensão, que atinge considerável parcela dos turistas que visitam a região, o trade turístico deverá sofre baque, após dois anos de baixa taxa de ocupação hoteleira, por conta da pandemia de Covid-19.

A suspensão aos jatos em São Félix do Araguaia somente abre duas exceções: para aeronaves de serviço aeromédico e de transporte de valores por empresas de segurança, em sintonia com a prefeitura, que administra o aeroporto.

 
Divulgação
São Félix do Araguaia 1
São Félix, no Vale do Araguaia, é o ponto de encontro das águas do rio das Mortes com o Araguaia, onde começa a Ilha do Bananal

 
Sem manutenção, a pista do aeroporto de São Félix sofreu desgaste natural, nos últimos anos.

Sua precariedade levou à sua interdição para os voos de jato, mas as demais aeronaves não há restrição e, inclusive, a companhia aérea Azul mantém suas frequências, em dias alternados, para Cuiabá, com escalas em Água Boa, operando o turboélice Gran Caravan.

Porém, a exclusão dos jatos afasta empresários e figuras públicas que utilizam esse tipo de aviação executiva.

A prefeita do município, Janailza Taveira (União Brasil) reconhece o problema na pista e anuncia que, em breve, o local será restaurado por uma empresa contratada pela prefeitura.

Janailza não define prazo para tanto, mas revela que a obra será executada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), do Governo do Estado,, com recursos do programa "Mais MT Aeródromos Públicos", lançado pelo governador Mauro Mendes (União), em agosto de 2021, e que prevê um investimento de R$ 70 milhões, em recursos próprios, para aplicação ao longo de dois anos.

BELEZA – São Félix, no Vale do Araguaia, é o ponto de encontro das águas do rio das Mortes com o Araguaia, onde começa a Ilha do Bananal.

A região é caracterizada pela diversidade de sua flora a fauna.

O Araguaia além de piscoso, é uma das referências brasileiras nos esportes aquáticos, do turismo de pesca e de safáris fotográficos contemplativos.

Esse conjunto de atrações desperta interesse em turistas nacionais e do exterior.

A cidade, com 12 mil habitantes e sem acesso pavimentado, é circundada por pousadas que oferecem tour fluvial e que dependem da plena operacionalização do aeroporto para que possam receber hóspedes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet