Notícias / Prefeitura de Água Boa

25/03/24 às 12:22

Água Boa tem experiências premiadas no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Cristiane Cândido | Ascom - AB

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa tem experiências premiadas no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Foto: Ascom - AB

Entre os dias 19 e 21 de março, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram do 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, em Cuiabá, onde foram expostos seis banners com experiências exitosas de Água Boa e duas delas foram premiadas.

Foram 213 experiências inscritas de 50 municípios de MT, dessas, 182 foram selecionadas para apresentação de banner e 12 foram selecionadas para participar da Mostra Nacional, sendo uma delas de Água Boa, denominada “Grupo Acolher: Grupo Psicoterapêutico de Suporte ao Luto”, da psicóloga Ana Tyara Rodrigues da Silva.

A psicóloga explicou que o principal objetivo do grupo é acolher e minimizar o sofrimento emocional ocasionado pela vivência do luto por morte. “A minimização do sofrimento psíquico ocasionado pela experiência do luto é possibilitada quando os sujeitos enlutados encontram um lugar seguro de acolhimento distante das discriminações e dos estigmas sociais”, explicou Ana Tyara.

Já na modalidade de menção honrosa, o trabalho “Implantação de Jardim Terapêutico no Centro de Atenção Psicossocial Vida Nova – CAPS I de Água Boa: Abordagem no Tratamento de Ansiedade”, das enfermeiras Fabiane Campos Valério Alvarenga e Denise Rodrigues Paixão, foi um dos 12 a receber o prêmio.

De acordo com Fabiane, o jardim tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, familiares e equipe de saúde do CAPS incentivando o resgate da utilização plantas como forma segura e adequada de mais uma possibilidade para tratamento dos casos leves e moderados da ansiedade e também de outros problemas básicos de saúde.

Além das premiações, as profissionais Carla Isabel de Brito e Fabiane Campos participaram da oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) durante o Congresso, levando os Florais de Bach e auriculoterapia, realizando cerca de 100 atendimentos cada uma, nos três dias de evento.

A Prefeitura parabeniza os profissionais de Água Boa pela participação no Congresso da Saúde e pelo envio de importantes experiências exitosas que reforçam a efetividade do trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

O evento teve como tema o “Fortalecimento da gestão municipal para efetivar a universalidade, a equidade e a integralidade do SUS”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet