Notícias / Agropecuária

07/08/26 às 09:55

Marca CV leva touros provados em eficiência alimentar ao Leilão PNAT 2026

Após passarem por rigorosas avaliações do TDEA, jovens reprodutores serão ofertados ao mercado no dia 21 de agosto, durante a 19ª ExpoGenética

Marca CV leva touros provados em eficiência alimentar ao Leilão PNAT 2026

KENTUCKY DE CV, com 23 meses

Foto: Assessoria

A qualidade e a consistência do trabalho de melhoramento genético da marca CV Nelore Mocho continuam se destacando na pecuária nacional. Dois touros do criatório comandado por Carlos Viacava foram classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA). KENTUCKY DE CV, com 23 meses, e KANSAS DE CV, com 22 meses, integrarão o seleto grupo de reprodutores ofertados no Leilão PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). O remate acontece no dia 21 de agosto, durante a 19ª ExpoGenética, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A classificação chancela o rigor da seleção CV em uma das provas mais exigentes da pecuária zebuína. Ao todo, 73 animais das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã, oriundos de diversos estados do país, participaram da avaliação.

No TDEA, os jovens machos foram submetidos a exames minuciosos de consumo e conversão alimentar, além da medição de carcaça por ultrassonografia, acompanhamento do peso vivo e avaliação fenotípica pelo método EPMURAS, que mede estrutura, precocidade, musculosidade, umbigo, raça, aprumos e sexualidade.

Organizado com respaldo do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o PNAT reúne reprodutores registrados entre 18 e 25 meses de idade que possuem avaliação completa de características produtivas, reprodutivas e genéticas. A identificação desses indivíduos é fundamental para selecionar genearcas capazes de imprimir ganho de peso, precocidade e eficiência de pastejo nos plantéis comerciais de todo o Brasil.

“A presença dos touros CV entre os aprovados reforça o nosso compromisso já de quatro décadas em produzir genéticos provados, focados na sustentabilidade e na rentabilidade a campo”, destaca Ricardo Viacava, diretor da marca CV Nelore Mocho.
  • Marca CV leva touros provados em eficiência alimentar ao Leilão PNAT 2026

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do AguaBoaNews. É vedada a inserção de opiniões que violem as Leis, a moral, os bons costumes e/ou direitos de terceiros. O portal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários publicados que não respeitem os critérios impostos e/ou estão fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet