Imprimir

Imprimir Notícia

25/06/22 às 19:43

Suspenso voo de jato para São Félix do Araguaia, rota de turismo

Um dos principais roteiros turísticos do Brasil interior, São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste de Cuiabá) enfrenta um gargalo à véspera da temporada de praia, que acontece em julho e coincide com o período das águas baixas no Araguaia.

Pousos e decolagens de jatos em seu aeroporto estão proibidos por notificação do Notam, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Notam significa Notice to Airman e é uma mensagem que tem por finalidade divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas.

Como, por exemplo, a indisponibilidade de um determinado auxílio à navegação aérea, uma pista que esteja interditada, o fechamento de uma porção do espaço aéreo, etc.

Com essa suspensão, que atinge considerável parcela dos turistas que visitam a região, o trade turístico deverá sofre baque, após dois anos de baixa taxa de ocupação hoteleira, por conta da pandemia de Covid-19.

A suspensão aos jatos em São Félix do Araguaia somente abre duas exceções: para aeronaves de serviço aeromédico e de transporte de valores por empresas de segurança, em sintonia com a prefeitura, que administra o aeroporto.

 
Divulgação
São Félix do Araguaia 1
São Félix, no Vale do Araguaia, é o ponto de encontro das águas do rio das Mortes com o Araguaia, onde começa a Ilha do Bananal

 
Sem manutenção, a pista do aeroporto de São Félix sofreu desgaste natural, nos últimos anos.

Sua precariedade levou à sua interdição para os voos de jato, mas as demais aeronaves não há restrição e, inclusive, a companhia aérea Azul mantém suas frequências, em dias alternados, para Cuiabá, com escalas em Água Boa, operando o turboélice Gran Caravan.

Porém, a exclusão dos jatos afasta empresários e figuras públicas que utilizam esse tipo de aviação executiva.

A prefeita do município, Janailza Taveira (União Brasil) reconhece o problema na pista e anuncia que, em breve, o local será restaurado por uma empresa contratada pela prefeitura.

Janailza não define prazo para tanto, mas revela que a obra será executada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), do Governo do Estado,, com recursos do programa "Mais MT Aeródromos Públicos", lançado pelo governador Mauro Mendes (União), em agosto de 2021, e que prevê um investimento de R$ 70 milhões, em recursos próprios, para aplicação ao longo de dois anos.

BELEZA – São Félix, no Vale do Araguaia, é o ponto de encontro das águas do rio das Mortes com o Araguaia, onde começa a Ilha do Bananal.

A região é caracterizada pela diversidade de sua flora a fauna.

O Araguaia além de piscoso, é uma das referências brasileiras nos esportes aquáticos, do turismo de pesca e de safáris fotográficos contemplativos.

Esse conjunto de atrações desperta interesse em turistas nacionais e do exterior.

A cidade, com 12 mil habitantes e sem acesso pavimentado, é circundada por pousadas que oferecem tour fluvial e que dependem da plena operacionalização do aeroporto para que possam receber hóspedes.
Imprimir