Notícias / Agricultura

18/01/24 às 21:41 / Atualizada: 18/01/24 às 21:45

Próximas semanas devem definir tamanho da quebra da safra de soja

Temporada de verão 2023/24 vem enfrentando clima desafiador - com chuvas volumosas no Sul e seca no Brasil Central -, sobretudo devido ao fenômeno climático El Niño

Ronaldo Luiz - Especial para Rural News

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nesta safra 2023/24, a intensidade do fenômeno climático El Niño, que de maneira geral traz chuvas volumosas para o Sul e seca e altas temperaturas para o Brasil Central, vem castigando lavouras, reduzindo estimativas de safra, o que acarretará em impactos na oferta, renda do produtor e preços ao consumidor. Em se tratando da soja, principal cultura do ciclo verão, perdas já estão sendo calculadas. No Mato Grosso, por exemplo, principal estado produtor da oleaginosa, cerca de 5% da área precisou ser replantada, devido aos impactos da estiagem.
 
Na última sexta-feira (12), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) reduziu de 161 milhões de toneladas para 157 milhões a estimativa para safra brasileira de soja. Caso este montante seja confirmado, significará recuo de 2% na comparação com a temporada passada.  
 
 
No dia anterior, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cortou em 4,2% sua projeção - inicialmente de 162 milhões de toneladas - para uma produção de 155,3 milhões da oleaginosa neste ciclo 2023/24.
 
“As próximas semanas devem definir o tamanho da quebra na safra de soja”, diz o meteorologista e diretor da ignitia Inteligência Climática, João Rodrigo de Castro. “As próximas semanas serão cruciais para a definição do tamanho da quebra na safra brasileira de soja e por isso é importante termos uma visão de médio prazo. Os modelos indicam uma tendência de manutenção das condições de umidade, sendo esperados bons volumes de chuva para a sequência do mês de janeiro e também para o mês de fevereiro”, afirma o especialista.
 
Segundo Castro, essa tendência climática deve garantir melhores condições de umidade para as lavouras, permitindo uma redução das perdas e também boas condições de umidade para o plantio da segunda safra nas regiões onde a colheita da soja já está em andamento.
 
Levantamento feito pela ignitia Inteligência Climática aponta que os últimos dias foram marcados por chuvas recorrentes especialmente no Centro-Oeste e Norte, com volumes acumulados e expressivos em importantes regiões de produção agrícola como, por exemplo, em Minas Gerais, Sul do Tocantins, Mato Grosso e também no Oeste da Bahia.
 
Essa chuva, ressalta Castro, é resultado da combinação de diferentes sistemas meteorológicos que formaram o corredor de umidade conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que é o principal fator que modula a estação chuvosa nessas regiões. “É fato que lavouras de soja em final de ciclo podem ser beneficiadas com essas chuvas recentes, o que pode ajudar a diminuir as perdas esperadas para esta temporada."
 
Para as próximas semanas, há regiões com volumes semanais de chuva bastante elevados, como é o caso de Sinop e Rondonópolis, no Mato Grosso, o que deve contribuir para um índice mensal muito próximo da média para essas regiões. Por outro lado, as regiões de Cascavel e Maringá, no Paraná, que já tiveram a primeira semana de janeiro seca, tendem a ter volumes de precipitação mais reduzidos nas próximas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet