Notícias / Agricultura

20/01/24 às 08:31 / Atualizada: 20/01/24 às 08:41

Devido a seca a produtividade da soja no Estado é a pior em 15 anos, diz estudo

A produtividade em MT está estimada em 15%, abaixo da tendência. O pior resultado foi em 2016, quando ficou 13%

Diário de Cuiabá

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Devido a seca a produtividade da soja no Estado é a pior em 15 anos, diz estudo

A produtividade em MT está estimada em 15%, abaixo da tendência

Foto: OPioneiro

Os quatro principais estados produtores de soja têm previsão de quebra de safra em razão da seca, aponta a EarthDaily Agro EarthDaily Agro, empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites.

Ao observar a tendência dos últimos 15 anos, a empresa projeta redução na produtividade da soja em Mato Grosso, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Mato Grosso, maior produtor do país, revela a pior projeção do período.
 
A EarthDaily Agro estima a safra brasileira de soja em 149,2 milhões de toneladas.

“E mesmo com uma estimativa bem inferior à da Conab e USDA, continuamos com o viés de baixa”, afirma Felippe Reis, analista de safra da empresa.

“Em Mato Grosso, o índice de vegetação (NDVI), que possui alta correlação com a produtividade, apresenta evolução muito ruim.

Após dois anos de resultado acima da tendência, o NDVI traz uma curva mais acentuada e desfavorável do que nas temporadas de 2015/16 e 2012/13, quando houve quebra de safra”, explica Reis. Com isso, os dados indicam que a quebra da safra em Mato Grosso seja a pior dos últimos 15 anos.

“A produtividade no Estado está estimada em 15% abaixo da tendência. O pior resultado foi em 2016, quando ficou 13% abaixo da tendência”, diz o analista.

Para o ciclo atual, a EarthDaily Agro estima 52,12 sacas por hectare (na safra passada foram registradas 62,88 sacas/hectare).

Já em Goiás, a produtividade está projetada em 7% abaixo da tendência dos últimos 15 anos.

O pior resultado ocorreu em 2015 quando ficou 19% abaixo da tendência (em 2016 ficou 5% abaixo da tendência).

Para a safra atual, a projeção é de 60 sacas/hectare (em 2023 foram 65 sacas/hectare).

A seca e queda da umidade do solo tem impactado o desenvolvimento das lavouras em Mato Grosso do Sul.

A estimativa atual é de 57,7 sacas/hectare (na safra passada foram 62 sacas/hectare).
Há previsão de retorno das chuvas e consequente aumento da umidade, mas é preciso monitorar se isso irá acontecer a tempo de alterar esse cenário.

No Paraná, a produtividade encontra-se 2% abaixo da tendência (considerando o período de 15 anos).

“Atualmente, o NDVI está em patamar mais baixo do que em 2019 (10% abaixo da tendência), o que permitiria uma posição ainda mais pessimista. Para o ciclo atual estimamos 57,83 sacas/hectare, sendo que, em 2023, foram 64,3 sacas/hectare)”, aponta Reis.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet