Notícias / Agricultura

02/02/24 às 08:52

Desafios do setor alimentar passam por fertilizantes

No Brasil, mais de 65 milhões, quase 30% da população, enfrentam insegurança alimentar.

Leonardo Gottems / Agrolink

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A fome, considerada um problema global grave, foi destacada no World Food Fórum, promovido pela FAO. Três em cada dez pessoas no mundo vivem em insegurança alimentar moderada e grave, totalizando 2,4 bilhões de indivíduos sem recursos suficientes para alimentação adequada. Globalmente, 3,1 bilhões não conseguem pagar uma dieta saudável. 

No Brasil, mais de 65 milhões, quase 30% da população, enfrentam insegurança alimentar, conforme dados da Penssan. Apesar da capacidade global de produção de alimentos, há um descompasso significativo entre produção e demanda.

Os solos brasileiros, com baixa fertilidade, limitam a disponibilidade de nutrientes cruciais para as lavouras. O adubo, seja mineral ou orgânico, é essencial como fonte de alimento para as plantas, contendo nutrientes necessários. Na produção de adubos, matérias-primas são processadas para tornar os nutrientes assimiláveis pelas plantas, mantendo composições naturais. A agricultura no Brasil está cada vez mais focada na sustentabilidade, exemplificado pela expansão do plantio direto, preservando o solo, promovendo reciclagem de nutrientes e sustentando a microbiologia do solo.

“A tendência, nos últimos anos, tem sido de crescimento no volume das colheitas. No Brasil, tivemos aumento na produção de grãos acima de 130%, com ganho de produtividade de aproximadamente 70%, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco acima de 40%. Da mesma forma, o consumo de adubos acompanhou o fomento produtivo da agricultura brasileira, demonstrando a contribuição deste insumo no fornecimento de alimentos e na preservação ambiental.

Isso significa que estamos produzindo mais, sem a necessidade de abertura de novas áreas, ou seja, sem desmatamento. Certamente, as perspectivas podem ser cada vez melhores. Daí a necessidade de esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e benefícios das boas técnicas de adubação na produção e qualidade de alimentos”, afirmam Valter Casarin, engenheiro agrônomo e florestal, é coordenador da Iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) e Ricardo Tortorella, economista, é diretor-executivo da Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA).
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet