Notícias / Agricultura

05/02/24 às 21:29

Plantação de Banana - Agricultora familiar colhe frutos de mudas que recebeu do Governo: 'Um incentivo para a gente ficar no sítio'

Telma Figueiredo começou a cultivar bananas no ano passado depois de receber 50 mudas da Seaf

Pollyana Araújo | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Plantação de Banana - Agricultora familiar colhe frutos de mudas que recebeu do Governo: 'Um incentivo para a gente ficar no sítio'

Produtora prevê colheita de 300 cachos de banana

Foto: Arquivo pessoal

As mudas entregues pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) no início de 2023 já estão dando frutos. No sítio da produtora familiar Telma Figueiredo da Silva, que começou a cultivar bananas após receber 50 mudas do Governo do Estado, a colheita começou e a previsão é produzir mais de 300 cachos da fruta. 



Na propriedade de 9 hectares, em Jaciara (a 143 km de Cuiabá), ela conta com a ajuda do marido no cultivo da banana e de outras frutas, como melancia, maracujá, acerola, goiaba e poncã, com as quais também faz polpa para a comercialização.

No cultivo da produção, Telma usa o sistema de irrigação que também recebeu da Seaf, no ano passado.

A ajuda do Governo de Mato Grosso tem sido fundamental para o resultado que a família vem obtendo. 

“Esses kits e essas mudas que recebemos são muito importantes para nós, porque nem sempre a gente tem o dinheiro para comprar mudas. É uma ajuda maravilhosa que o Governo dá para nós, para os pequenos produtores que estão começando a trabalhar”, declarou a produtora, que vive nesse sítio há sete anos.



Esse apoio do Estado motiva os agricultores familiares a continuarem no sítio, conforme Telma, que não enfrenta problema para dar vasão à produção e está vendendo a produção de bananas de acordo com a colheita. 

“É um incentivo a mais para a gente ficar firme no nosso sítio e trabalhar, correr atrás, ganhar o dinheirinho aqui mesmo, tirar a nossa renda daqui, porque o Governo deu a irrigação, as mudas. Isso ajuda bastante, porque a gente tira a nossa renda do próprio sítio”, pontuou. 

Para o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, o caso de Telma e da família dela prova que investimentos no setor são capazes de mudar a vida de quem vive no campo. 

“Desde 2019, o Governo do Estado investiu R$ 582,1 milhões na agricultura familiar. Só em mudas de banana, café e cacau foram mais de 900 mil e quase 500 kits de irrigação. Neste ano, mais recursos serão aplicados visando melhorar a renda aos produtores familiares”, ressaltou o secretário.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet