Notícias / Agricultura

12/02/24 às 15:35

Empaer promove iniciativa de resgate de sementes tradicionais junto a agricultores familiares

Duas culturas estão sendo trabalhadas no projeto piloto, o feijão e o milho e irá ampliar para formação de pastagens e produção de palha no sistema plantio direto

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Empaer promove iniciativa de resgate de sementes tradicionais junto a agricultores familiares

Foto: Empaer

Produzir sementes tradicionais e tornar a prática uma política pública é o objetivo do projeto ‘Resgatar, multiplicar e conservar’, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A iniciativa piloto no Estado começa pelo município de Canarana, e tem o objetivo de facilitar o acesso de agricultores familiares a sementes de milho e feijão, além de impulsionar a produtividade e ajudar na renda.

O idealizador da iniciativa, o extensionista da Empaer Gildomar Avrella, destaca que as sementes são de variedades mais produtivas e rusticas e são ideais para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Canarana e região. “As sementes foram selecionadas para atender às necessidades específicas da região. O compromisso da Empaer é apoiar os agricultores fornecendo orientação técnica de qualidade aliado a tecnologia disponível”.

Segundo o técnico, a escolha pelo milho na variedade tradicional foi uma boa opção, pois a produtividade em plantio experimental está se mostrando que é viável devido a boa produtividade.

Gildomar explica ainda que os feijões são de dois materiais e adquiridos junto a algumas famílias que já cultivam há anos e servem também para produção de vagem, grãos e atendem demandas de consumidores em feijão grão verde, além de produzir ervilha - processo realizado com a colheita ainda verde.

“A produção desse material realizado no campo experimental já rendeu boa colheita de grãos de milho e feijão – que serão disponibilizados a agricultores interessados. Nosso objetivo é tornar essa prática uma política pública de incentivo à produção no Estado, oportunizando o fornecimento de sementes junto aos agricultores familiares a preços acessíveis em relação ás sementes híbridas e transgênicas”.



De acordo com Gildomar, está sendo trabalhado a implantação de novas áreas experimentais que serão usadas na produção das sementes e apresentadas futuramente, incluindo as de formação de pastagens e produção de palha no sistema plantio direto.

Na prática, exemplo do produtor do sitio Pôr do Sol, Atílio Felin que recebeu alguns exemplares de feijão e plantou em um canteiro. “Estou satisfeito. O produto é de qualidade e está muito bonito. Ele cresceu e já embaraçando com perspectiva de carregar. Plantei com muito carinho e tenho certeza que será colhido um feijão de qualidade”.

Interessados em participar do projeto devem procurar o escritório local da Empaer, que vem ampliando as áreas experimentais de plantio para promover a produção, beneficiamento e difusão das sementes. Como a procura pelas sementes é alta, a recomendação é que os interessados já façam suas reservas para a safra 2024/25 pelo aplicativo de mensagem no (66) 99719-4191 ou pelo e-mail canarana@empaer.mt.gov.br. 

 

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet