Notícias / Agricultura

28/02/24 às 12:52

Safra de Soja 23/24: 156, 149 ou 130 milhões de Toneladas? A conta não fecha

Divergência nos números oficiais da safra de soja 23/24 e preço em queda preocupa produtores.

Vicente Delgado / Agronews

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Jonas Ápio produtor rural em Água Boa - Foto: arquivo pessoal

Produtores questionam: Afinal, serão 156, 149 ou 130 milhões de toneladas de soja? Ao final da colheita, essa pergunta está prestes a ser respondida, mas o mercado da soja ainda não reagiu positivamente.

Produtores questionam: Afinal, serão 156, 149 ou 130 milhões de toneladas de soja? Ao final da colheita, essa pergunta está prestes a ser respondida, mas o mercado da soja ainda não reagiu positivamente
 
Em um cenário onde a transparência deve ser o pilar das relações comerciais e institucionais, a safra de soja 23/24 apresenta números que provocam inquietação no coração do produtor rural brasileiro. A voz de Jonas Apio, agricultor de Água Boa/MT, ecoa as dúvidas e preocupações de muitos ao questionar a disparidade nos dados divulgados sobre a produção brasileira de soja nesta safra.

Estava aqui fazendo algumas análises e tirei alguns números de alguns sites e de algumas instituições sobre a safra de soja 2023, 2024. Então aqui eu levantei algumas algumas questões e cheguei a uma conclusão.” reflete Jonas. Esta citação abre a discussão sobre a clareza (ou a falta dela) nos dados divulgados pelas grandes instituições. Enquanto o CONAB e o USDA projetam números que flutuam entre 149 e 156 milhões de toneladas, a realidade calculada por Jonas pinta um quadro diferente.

O cálculo de Jonas

Utilizando uma análise direta e pragmática, Jonas chega a uma conclusão alarmante: “Então, se a gente colocar em questão que o Brasil produziu em 45 milhões de hectares, uma parte disso é 22,5 milhões de hectares já colhidas (50%), com 37 sacas de média. Isso dá um montante de 50 milhões de toneladas. Então, o Brasil já tem 50 milhões de toneladas de acolhida, certo?” avalia Jonas sobre o volume já colhido nessa primeira fase.
 
Jonas estima que se projetarmos a segunda parte da produção brasileira, que ainda falta a ser colhida, for em média de 60 sacas por hectare, teremos um volume de 80 milhões de toneladas. “Nessa segunda parte, vamos levar em consideração que está um pouco melhor e o brasileiro vai colher ainda um pouco melhor. Então vamos colocar sim, 60 sacas de média nessa segunda parte, que é 22,5 milhões de hectares.“, diz.

Agora para fechar a conta, somamos a primeira e segunda parte (50 +80), teremos um volume final de 130 milhões de toneladas, segundo o produtor Jonas Apio. “É correto a gente dizer que o Brasil somente colherá 130 milhões de toneladas de soja. Essa é uma conta que bate com todas as informações que eu coletei.“, explica.

mercado da soja zarc

Por que as divergências?

A discrepância nos dados não é apenas uma questão de números. Ela afeta diretamente o planejamento, as expectativas de receita e a confiança dos produtores rurais no sistema.

A pergunta que Jonas e tantos outros produtores fazem é: “Por que Conab fala em 149? Por que a USDA fala em 156? Eles estão querendo enganar quem? Eles estão querendo prejudicar quem?” questiona Jonas, destacando a vulnerabilidade do agricultor diante de informações potencialmente manipuladas. Este questionamento não é apenas sobre números, mas sobre confiança e as implicações dessas divergências nos mercados local e global.

É importante frisarmos que as informações e dados apresentados aqui nesse artigo foram levantadas pelo produtor Jonas Apio, para ilustrar os questionamentos. A transparência na comunicação dos dados é essencial para a sustentabilidade da agricultura, por isso é importante cobrarmos isso dos órgãos competentes. Sem ela, os produtores se veem navegando em um mar de incertezas, o que pode levar a decisões equivocadas e impactar negativamente a produção.

Aperte o play no vídeo abaixo e confira!

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet